quarta-feira, 18 de agosto de 2021

 


BREVÍSSIMA NOTÍCIA SOBRE A HISTÓRIA DO LICEU E SOBRE O ENSINO FEMININO NA PÓVOA

O Liceu da Póvoa de Varzim, hoje Escola Secundária de Eça de Queirós, foi criado ainda sob a Monarquia, em 1904. Para o efeito, concorreram muitos poveiros, mas foi determinante a colaboração do político vila-condense Conselheiro Abel de Andrade. 

 

Telegrama enviado à edilidade poveira pelo diretor-geral da Instrução Pública, Conselheiro  Abel de Andrade, a anunciar a criação do Liceu, segundo o Estrela Povoense de 24 de Julho de 1904.



Durante muitos anos, a instituição não teve edifício próprio, o que só veio a conseguir em 1952, sob o Estado Novo, que nesse ano inaugurou o magnífico edifício em que a escola está hoje instalada.

O Liceu foi inicialmente frequentado só por rapazes, mas desde longa data as Doroteias criaram e dirigiram na Póvoa um colégio para meninas. Este colégio foi roubado pela República, com a colaboração do fanático republicano e administrador poveiro António dos Santos Graça. Curioso que mais tarde o próprio Afonso Costa tenha dado a paga simbólica de cinco contos e setecentos pelo edifício. Em finais da década de 1920, as mesmas Doroteias construíram novo colégio.

 

Este edifício, construção do Estado Novo, foi inaugurado em 1952, contando no acto da inauguração com a presença de António Ferro, o homem que premiou a Mensagem de Fernando Pessoa e que tinha sido o editor de Orpheu, a revista do Modernismo.


Leonor Lima Torres conta a história do Liceu no seu livro Liceu da Póvoa de Varzim.

Está a ser criado um segundo blogue como complemento deste.



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial